Tecnologia do Blogger.

08/02/2009

Tag:

# paranaenses e catarinas do oestão‏

Se você falar com habitualidade pelo menos 3 das frases seguintes, é um legítimo paranaense...... ou dos catarinenses ali por perto de Pato Branco ... risos, ow mô deus, deu uma saudade agora, dos amigos de curitiba.

> 'loko de bão'
> 'que páia'
> 'Vc veio de carro? - Não, vim andandinho, passeandinho, olhandinho uns bagúios !
> Se alguém te conta alguma coisa que você desconfia, logo solta um: 'Ade... Capaiz !?!'
> No Paraná, não se corta caminho, se 'atora'!
> 'tudo esgualepado'; 'fiz uma gambiarra'; 'um xunxo'; 'que xaxo', 'la vai borduada' ou já pronunciou 'capaiz home' ou a variação: 'capaiz loco véio'
> 'Ah, mãezinha do fiinho!' - nem precisa explicar né?
> 'gente do céu!!!!!-'Tira o zóio '
> Ou o 'ORNAR'?! Quantas vezes ouviu do pedreiro: 'Isso aqui não tá ORNANDO muito não, dona!'
> Palavrões clássicos: lazarento, fiá da mãe, fiá da pulícia, caipóra, animár véio, animár de teta (esta é demais!), jacú, rabudo, e por aí vai!
> 'To q he a capa da gaita ; 'ando meio esgualepado' '... Crêênndios pai ...!!!'
> 'má q diabo esse tróço'- 'que que tá se abrindo?' (dando risada a toa)
> 'é pacabá mesmo'
> 'Ô tongo!!!!'
> 'Dar com a mão' se referindo a fazer sinal para o onibus.
> 'Deusolivre'
> 'pra diante' de tal lugar
> 'virado no guede' (ate hoje nao entendi isso).
> Paranaense nunca fica na posição de cócoras, fica de cróque, ou acrocado!
> Falar 'puiz óia, eu...' quando quer falar alguma coisa
> 'Já hoje ' - que aconteceu há pouco tempo.
> 'Piorrr que é memo' (ato de confirmar algo)
> Fuja, loco! Sartei de banda! Fala, loco véio. ...mas é loco de jaguara...
> 'Fulano te qué' que significava 'fulano está te chamando'
> 'Mas que tar isso'... 'pense num troço engraçado'...
> 'pare de atiçá, pq depois vc carpe o trecho' (atiça =provocá hehe / carpe o trecho = sair fora.
> 'um abraço pro gaiteiro' (coisa ou assunto sem solução/despedida);
> 'pra mais de metro': coisa ou assunto muito longo;
> 'mais firme que palanque em banhado' (coisa ou pessoa com pouca resistência, sem forças.
> Também se diz de quem bebeu além da conta);
> lá longe': para explicar que determinado local não fica perto. Ex.:a farmácia fica lá longe.
> 'vô pa cidade pagá umas conta' (referindo-se ao centro comercial) rsrsrs
> 'que bom cecesse' (que fosse)
> 'ala nego véio'
> 'aquela biscatinha'
> 'passe meio di fianco que cabe'
> 'mais é um disgranhento (desgraçado)
> 'essa menina fica se fresquiando pro namorado dos otros'
> 'quanto custa? Dois pila?'
> 'quedêle'? (onde está?)
> 'voltimeia eu vo lá'
> 'tô cagando e andando...'
> 'eta piá véio'...
> 'mai é o cú da cobra!!
> ' vina (Salsicha; deriva do termo alemão 'vinewürst', embutido)
> 'puta la merda '

About Ingrid Oliveira

Hi, My Name is Hafeez. I am a webdesigner, blogspot developer and UI designer. I am a certified Themeforest top contributor and popular at JavaScript engineers. We have a team of professinal programmers, developers work together and make unique blogger templates.