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06/03/2008

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zZZZzzz REPOUSO ZzzzzZZZ

Dormir mal resultará péssimo humor durante o dia, dificuldades para concentração e memorização, dor de cabeça, indisposição, baixa produtividade e riscos de acidentes.Falta de sono ou má qualidade, também são causas para os crescentes problemas nervosos. As pessoas estão com os nervos à flor da pele. Discute-se por qualquer motivo e, não raro, estes incidentes acabam em crime.

A necessidade de repouso

" Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto e repousai um pouco" (Marcos 6:31)

O período diário de sono deve ser entre sete e oito horas para os adultos e de nove a onze horas para as crianças; e deve começar de preferência nas primeiras horas da noite. Dormir tarde, depois da meia-noite e acordar mais tarde, não trás os mesmos benefícios: cada hora dormida antes da meia-noite equivale provavelmente a duas horas dormidas depois. Após oito horas de repouso, despertamos perfeitamente descansados, e dispostos a enfrentar um dia de atividades.

" Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde... pois assim dá Ele aos Seus amados o sono." (Salmo 127:2)

Algumas causas da insônia

O uso durante o dia de substâncias estimulantes, principalmente o café e refrigerantes, prejudica o sono. Outros não conseguem repousar adequadamente devido ao hábito de jantar tarde e abundantemente; todo o organismo será afetado sobrecarregando os órgãos digestivos, justamente na hora em que todos necessitam de descanso. Pesadelos, sono irregular, mal humor e indisposição para enfrentar o dia seguinte, é o resultado deste hábito.

Sentimentos negativos tais como ressentimento, ansiedade, nervosismo, medo, sentimento de culpa. bloqueiam o mecanismo natural do sono. Uma consciência tranqüila, resultante de uma vida em harmonia com as leis de Deus, eliminaria esses sentimentos negativos de nossa vida e o nosso sono seria seguro.

Pequeno períodos de descanso

"Em paz me deito e logo pego no sono, porque, só Tu Senhor, me fazes repousar em segurança." Salmo 4:8

Pequenos períodos de relaxamento e descanso ou mudança durante um dia normal de trabalho, podem ter efeitos significativos sobre o organismo; é preciso saber parar, caso contrário o acúmulo de tensão nervosa e o aumento da pressão sanguínea podem resultar em doenças tais como, hipertensão, ataque cardíaco ou derrame cerebral.

"Dois lenhadores cortaram lenha durante o dia inteiro. Um deles trabalhou ininterruptamente e esperava que seu trabalho rendesse mais do que o seu companheiro, que parava ocasionalmente com seu trabalho. O resultado, no final do dia, foi o contrário: a sua produção foi inferior. Não se conformando, indagou a razão, já que o companheiro trabalhara menos. O outro respondeu: - Enquanto eu estava parado, afiava o meu machado."

O repouso potencializa a nossa capacidade, ao invés de desperdiçar tempo.

Circunstâncias associadas à insônia

  • Aborrecimentos em geral.
  • Problemas de saúde.
  • Horário irregular de trabalho.
  • Dificuldades financeiras.
  • Uso de determinados medicamentos.
  • Alimentação inadequada.
  • Stress e depressão.

Se há algum problema específico, quando ele é resolvido, a insônia provavelmente será eliminada.

Como ajudar ao nosso corpo vencer o cansaço

Aqui estão algumas práticas que você pode experimentar:

EXERCÍCIO - Qualquer forma de exercício ajudará a eliminar a tensão; não devem ser forçados. Procure relaxar.

BANHO MORNO - A imersão em água morna tem efeito relaxante sobre todo o corpo.

RESPIRAÇÃO PROFUNDA - É um sedativo natural, sempre aproveitável.

MÚSICA - A música suave contribuirá na preparação para um sono profundo e tranqüilo.

MEDITAÇÃO - Procure tirar da mente todos os temores e preocupações e elevar o pensamento a Deus; sugestão: meditar no Salmo 23.

A vida cada vez mais agitada nos dias em que vivemos, rouba de muitos o sono tranqüilo; as muitas atividades com suas preocupações e tensões cobram um preço elevado de nosso sistema nervoso. É próprio do ser humano viver hoje as preocupações do amanhã. Deus nos deu a capacidade de viver um dia de cada vez

"... portanto não andeis ansiosos basta a cada dia o seu próprio mal." (Mateus 6:31 a 34)

"Deixe de preocupar-se tanto! As pontes que você atravessa antes de chegar lá, estão quase sempre sobre rios que não existem." Ann landers.

Temos o privilégio de confiar em um Deus que pode nos proporcionar um repouso tranqüilo; assim como o salmista podemos dizer: Deito e pego no sono; acordo porque o Senhor me sustenta." Salmo 3:5

Depois deste texto o que mais posso desejar além de ... uma boa noite de sono ?

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